top of page
banner_fdm_ipatinga_2017.png

Feira do Doce Mineiro

Ipatinga 2018

A maior e mais gostosa feira de doces de minas

Araxá, Poços de Caldas, São Tiago, Pouso Alegre, Carmópolis de Minas, São Bartolomeu e Sabará. Essas são algumas das 20 cidades que estiveram presentes na Feira do Doce Mineiro 2018, em Ipatinga, no Vale do Aço, para celebrar esse que é um dos mais importantes e tradicionais produtos da culinária mineira. A segunda edição aconteceu nos dias 8 e 9 de setembro, na Praça Daniel Campos Rabelo, no bairro Cariru.

 

No sábado, 8 de setembro, as atividades aconteceram das 14h às 21h e, no domingo, 9 de setembro, das 9h às 18h. Com entrada gratuita, a Feira permitiu a degustação de um variado leque de produtos, que também estavam disponíveis para venda. A realização do projeto é da Casa Cult e teve o patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

 

Valorizado no mercado nacional, o doce de leite foi o grande destaque dessa edição. Minas, por ser o maior produtor de leite do país, responde por 50% da produção dessa iguaria. São mais de 700 fabricantes de doce de leite no estado, divididos entre produtos caseiros, industrializados e semi-industriais. Para representar o tão famoso produto, a Feira do Doce Mineiro apresentou os doces de leite de Pouso Alegre, Santo Antônio do Grama, São João do Oriente, Machado, São Lourenço, São Tiago, Ipatinga e o doce de leite com caramelo de café de Carmo de Minas.

 

Também compuseram a feira a bananada de Antônio Dias, os derivados de jabuticaba de Sabará, a goiabada de São Bartolomeu, a abóbora com coco de Poços de Caldas, a ambrosia e ameixa de queijo de Araxá, o rocambole de Lagoa Dourada, os doces cristalizados de Carmópolis de Minas, o pé de moleque de Piranguinho, a mangada de Urucânia, a queijadinha de Paracatu e o brigadeiro gourmet, de Belo Horizonte.

 

Além de todas essas delícias mineiras, os empresários e produtores participantes vão apresentar uma gama de outros produtos, como doce de nata, raspa do doce de leite com café, brigadeiro de milho, geleias, compotas e caponatas variadas, vinho de jabuticaba e, ainda, uma linha de produtos zero lactose e zero açúcar.

 

A programação também contou com a Cozinha ao vivo e outras ações atrações musicais.

 

8 de setembro | 14h às 21h

9 de setembro | 9h às 18h

Praça Daniel Campos Rabelo, Cariru, Ipatinga

Feira do Doce Mineiro

Belo Horizonte 2017

O nosso jeito doce e mineiro de ser

A Feira do Doce Mineiro chegou a Belo Horizonte após ter passado por Ipatinga, no Vale do Aço, no mês de novembro. A primeira edição na capital exibiu doces típicos e tradicionais de nove cidades do interior.

 

O evento teve o apoio do Governo de Minas Gerais, com recursos viabilizados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, patrocínio exclusivo da Cemig e parceria do Sebrae.

 

A ameixa de queijo de Araxá, a bananada de Antônio Dias, o doce de abóbora de Poços de Caldas, os doces cristalizados de Carmópolis de Minas, os doces de jabuticaba de Sabará, a goiabada de São Bartolomeu, o pé-de-moleque de Piranguinho, o doce de leite de Viçosa e o rocambole de Lagoa Dourada são alguns dos produtos irresistíveis que estiveram disponíveis para degustação e venda.

 

Esse ajuntamento de doces em um mesmo evento é fruto do trabalho de um grupo de pesquisadores que visitaram as cidades e foram reunindo as receitas.

 

A Cozinha ao Vivo, apresentações de jazz e música instrumental enriqueceram o encontro, que contou ainda com chopes artesanais e mostra de queijos que harmonizam com os doces mineiros.

 

16 de dezembro | 14h às 20h

Sede da Filarmônica

Rua Tenente Brito de Melo, 1090, Bairro Preto

Feira do Doce Mineiro

Ipatinga 2017

O nosso jeito doce e mineiro de ser.

A primeira Feira do Doce Mineiro foi realizada em Ipatinga, no Vale do Aço, no dia 18 de novembro. Nove doces de diferentes regiões do estado foram expostos durante o evento com degustação gratuita, além da venda dos produtos. Os presentes também contaram com música ao vivo durante toda a feira e assistiram à ação mais inovadora do evento, a Cozinha ao Vivo, uma homenagem aos programas culinários de maior sucesso na TV brasileira.

A feira foi planejada para acontecer apenas em Belo Horizonte, mas ela foi para Ipatinga pelo contato que a cidade tem com a gastronomia. A região vem se consolidando, porém nunca tinha sido realizado um evento que reunisse os doces de Minas. Além de levar os sabores, a feira destacou o legado de tradição da cultura.

Para escolher os doces quatro equipes viajaram por Minas Gerais experimentando as iguarias e fizeram uma pré-seleção. Em seguida, foram escolhidos os nove produtos que são das cidades de Viçosa, Araxá, Piranguinho, Antônio Dias, São Bartolomeu, Poços de Calda, Lagoa Dourada, Sabará, Carmópolis de Minas.

O evento foi produzido pela Casa Cult de Ipatinga, em parceria com o Sebrae.

 

18 de novembro | 14h às 20h

Praça Daniel Campos Rabelo, Cariru, Ipatinga

bottom of page